Encatho & Exprotel 2022 : SEBRAE-SC realiza Fórum de A&B focado na inclusão dos ingredientes regionais na cozinha

.

Encatho & Exprotel 2022

Encatho & Exprotel 2022 : SEBRAE-SC realiza Fórum de A&B focado na inclusão dos ingredientes regionais na cozinha

A programação do Encatho & Exprotel 2022 – encontro de hoteleiros e feira de turismo, que acontece de 26 a 28 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro )em Florianópolis / SC, apresenta no dia 27 de julho, das 14h às 18, na sala Cacupé, o importante Fórum de A&B ( alimentos e bebidas ) focado em incentivar a inclusão e valorização dos ingredientes regionais na cozinha tanto do empreendimento, quanto na formatação de rotas turísticas.

O Fórum de A&B dialoga com os principais alvos de atuação do Sebrae/SC no turismo, que é integrar a agricultura familiar e artesãos às empresas turísticas e de gastronomia, fortalecendo assim as governanças regionais, ampliando a experiência dos turistas nos destinos e promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável.

Além do Fórum, degustação dos produtos, estimulando novas experiências e sabores com produtos de procedência, que garantem visibilidade ao produtor e à região, e maior segurança aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes


ENCATHO & EXPROTEL 2022, acontece de 26 a 28 de julho, no CentroSul, em Florianópolis / SC, sob o tema “Mercado & Negócios”. Entrada gratuita. Mais informações : (48) 98843-7659. Realização: ABIH-SC. Sortimentos.com media partner do encontro de hoteleiros e feira de turismo.



Fórum de A&B do Sebrae-SC no Encatho & Exprotel

Programação com mediação e moderação da consultora em gastronomia Bianca Antonini.

14h – Abertura do Fórum:

14h às 15h: Alan Claumann – Programa Origem Santa Catarina: Turismo Gastronômico e Indicações Geográficas. As IGs de SC (Indicações Geográficas dos produtos de SC)

  1. Alho Roxo do Planalto Catarinense
  2. Camarão Laguna
  3. Ostras de Floripa
  4. Cachaça de Luiz Alves
  5. Cachaças artesanais de SC
  6. Banana de Luiz Alves
  7. Banana de Corupá – com IG
  8. Linguiça Blumenau
  9. Arroz do Alto Vale (incluindo arroz arbóreo catarinense)
  10. Maçã Fuji de São Joaquim – com IG
  11. Mel de Melato da Bracatinga – com IG
  12. Méis catarinenses
  13. Vinhos Goethe – com IG
  14. Vinhos de Altitude de SC – com IG
  15. Queijo Artesanal Serrano – com IG

O Programa Origem Santa Catarina busca ordenar, organizar e revelar os produtos mais emblemáticos do estado, diversificar e fortalecer a oferta turística e a produção agropecuária e agroindustrial das organizações de produtores e empresas, fomentando o desenvolvimento sustentável dos diversos territórios catarinenses.

Essa valorização assume papel de destaque principalmente pelo uso de uma tipologia da propriedade intelectual, a Indicação Geográfica (IG), que identifica um produto ou serviço de um local, seja por sua fama ou pelos diferenciais únicos que possui.

No Brasil a legislação desse ativo da propriedade intelectual está em vigor desde 1996, e neste ano já há 89 registros de IGs. Em Santa Catarina são 116 municípios com pelo menos uma IG registrada.

15h às 16h: Nathália Bernardinetti

Observatório de Gastronomia, Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia, Vias e Rotas gastronômicas de Florianópolis; Com apresentação do case “Passeio das ostras” com o Costão do Santinho, incentivando a parceria dos produtores com a rede hoteleira na valorização dos ingredientes regionais na cozinha tanto do empreendimento, quanto na formatação de rotas turísticas.

16h às 16h30: Natália Latrechia

Experiência gastronômica da Rota da Amizade, da diversidade cultural de cada município. Uma abordagem relativa ao uso de ingredientes regionais na cozinha da hotelaria ou na formatação de rotas gastronômicas da Rota da Amizade apresentando cases de sucesso na inclusão dos produtos regionais, em especial a maçã, no café da manhã e refeição dos meios de hospedagem.

16h30 às 17h: Ana Vieira

Abordagem relativa ao uso de ingredientes regionais na cozinha da hotelaria e na formatação de rotas gastronômicas da Serra Catarinense, apresentando cases de sucesso na inclusão dos produtos regionais no café da manhã e refeição dos meios de hospedagem.

Encatho & Exprotel

Considerado o maior encontro da hotelaria catarinense, o Encatho & Exprotel acontece de 26 a 28 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Além do interagir e fazer networking com os importantes expositores no evento, você também terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos profissionais, por meio da ampla grade de palestras e painéis. São mais de 40 especialistas falando sobre temas importantíssimos para o setor. As inscrições são gratuitas através do site www.encatho.com.br.

Empresas confirmadas no Encatho & Exprotel: 3 Corações, APP Sistemas, Busque Seguros, Concept Prime, Ecoflex, Foco Multimídia, Grossfilex, Gobbi Arquitetos, Harus, JM Equipamentos, Joy Brinquedos, Leevo, Lufamar, Onix Colchões, ProHotel & ProDecore, Realgem’s, RX Brasil, Relevo Guardanapos, Rentv, Sancapel, Sebrae, Silbeck, Tapetes e Pisos e Wier.

Empresas e profissionais interessados em divulgar a marca ou serviço através de ações de merchandising ou exposição podem entrar em contato através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659 com Juliana Castro.


Fonte : Vânia Monteiro / Assessoria de imprensa ABIH-SC


Sortimento Comunicação no Encatho & Exprotel

Fábio Juchen no Encatho & Expprotel em Florianópolis / SC
Fábio Juchen no Encatho & Exprotel em Florianópolis / SC