Expo Turismo Paraná 2025 : Presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon, fala sobre recorde de público, próxima edição, parcerias, Alma Paranaense e mercado
. Sortimento Feiras de Turismo . Expo Turismo Paraná 2025 . Na tarde de sexta-feira (28/03), último dia da Expo Turismo Paraná 2025, em coletiva para a imprensa, João Alceu Rigon, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem do Paraná (ABAV-PR), reforçou a importância do evento para o trade turístico paranaense, o apoio e interação com o poder público municipal e estadual, a perspectiva de recorde de público, o novo Projeto “Alma Paranaense“, a data da edição comemorativa aos 30 anos que será realizada em 2026 e finalizou afirmando acreditar na manutenção do crescimento do turismo apesar dos desafios econômicos.
Importância
Com um público qualificado e focado no segmento de turismo, a Expo Turismo Paraná 2025, feira b2b para o setor de turismo, realizada pela ABAV-PR, nos dias 27 e 28 de março, no Viasoft Experience em Curitiba / PR, foi um espaço de geração de negócios, capacitação e promoção de destinos, através de programação diversificada, que incluiu feira de negócios, rodadas de negociações, palestras e painéis sobre as tendências do setor.
Parcerias
Rigon destacou a importância da parceria com a Secretaria de Turismo do Paraná ( SETU Paraná ) e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba ( IMTU ) para a realização da feira e acredita que a interação com as pastas continuará mesmo com a mudança na liderança delas. “Temos o apoio do governo tanto municipal, quanto estadual, o que é muito importante para o sucesso do evento”, afirmou.
A parceria em conjunto com os governos municipal e estadual também resultou a inclusão do ‘Selo de Qualidade do Turismo’ a integrar a programação da feira. O Prêmio é um reconhecimento as empresas do setor que mais pontuaram no Programa Cenário de Qualidade no Turismo do Paraná do Sebrae/PR nas categorias (Atrativo Turístico, Agenciamento, Eventos, Gastronomia e Hospedagem), além do Troféu Aldo de Carvalho, que reconhece a empresa que mais pontuou entre todas as categorias.
Outro destaque, foi a presença da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Nacional), Ana Carolina Medeiros, na cerimônia de abertura. “É fundamental termos a Abav Nacional na Expo Turismo Paraná. Ela organiza a maior feira do setor no país, e somos uma das poucas regionais que promovem eventos com esse formato”, disse.
Recorde de público
A Expo Turismo Paraná fechou com a perspectiva de recorde de visitantes. O presidente da ABAV-PR prevê mais de 6 mil participantes nos dois dias de evento. Somente no primeiro dia da feira, quinta (27/03), foram mais de 3 mil pessoas circulando nos corredores do Viasoft Experience. A expectativa inicial era de 5,3 mil inscritos. “A última edição nós tivemos em torno de 5 mil visitantes. Essa deve passar os 6.000 fácil. A gente deve ter essa essa contagem agora na próxima semana”, antecipou.
Alma Paranaense
Durante a feira foi lançado o “Alma Paranaense”, projeto elaborado pelas assessoras de imprensa Ana Claudia Thomas e Gisele Passos com o intuito de valorizar a cultura paranaense através de experiências gastronômicas, hospitalidade e cultural. A programação que será ainda anunciada, prevê eventos mensais com degustações, visitas a cidades e oficinas gastronômicas através de parcerias público e privada.
Edição comemorativa aos 30 anos
Em 2026 a feira comemora 30 anos. Para celebrar, a ABAV-PR prevê inúmeras novidades para a edição que já tem data definida. A próxima Expo Turismo Paraná vai acontecer dias 7 e 8 de maio de 2026 no mesmo local, no Viasoft Experience ( Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 ), em Curitiba (PR).
Sobre a data em maio Rigon explicou : “A mudança de data é motivada pelo confronto de datas com outras feiras e outros eventos, gerando maior visibilidade e participação”.
O presidente também disse que a satisfação dos expositores na edição 2025 traz diversos pedidos em garantir espaço para a próxima edição. Em 2025, foram cerca de 120 expositores com alta ocupação na área para a feira
Manutenção do crescimento do turismo apesar da economia
No início da coletiva, Rigon, destacou o crescimento do turismo no Brasil, o número recorde de turistas estrangeiros e o desempenho do paraná em captar viajantes muito acima da média. Perguntado sobre os desafios da Selic em patamar altíssimo e sem perspectiva de redução, a diminuição do crédito e alto custo do dinheiro como inibidores do turismo, esclareceu : “o turismo continuará crescendo e cada agente vai negociar da melhor forma para oferecer os melhores serviços ao melhor valor”. Sobre a diminuição do parcelamento, número de parcelas para pagar as viagens, disse : “neste momento não há risco de ocorrer”.
A cobertura da Expo Turismo Paraná nos sites da Sortimento Comunicação ( sortimentos.com.br – feirasdeturismo.com – divulgacaoturistica.com ) foi viabilizada através de convite da ABAV-PR, hospedagem no Hotel Nacional Inn Santa Felicidade e transfer da CEP Gestão em Movimento.