Salão Nacional de Turismo em São Paulo terá espaço dedicado às macrorregiões do Brasil
. Sortimento Feiras de Turismo . O 9º Salão Nacional de Turismo, que acontecerá de 21 a 23 de agosto de 2025, em três pavilhões do Distrito Anhembi, em São Paulo / SP, terá espaço dedicado às macrorregiões do Brasil. No local, os visitantes poderão vivenciar experiências, conhecer a gastronomia típica, se informar sobre os principais atrativos e mergulhar na cultura local de cada estado e do Distrito Federal. Cada região estará representada por cores diferentes, criando uma identidade visual marcante e facilitando a navegação do público. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, é gratuito e aberto ao público.
Espaço dedicado às macrorregiões do Brasil
Todos os estandes serão padronizados, com uma área de 100 m² para cada unidade federativa, garantindo igualdade de exposição e reforçando a representatividade nacional no evento. Para refletir a identidade de cada localidade, as regiões serão visualmente reconhecidas por cores: a Região Norte será representada pelo verde, em alusão à floresta e à riqueza natural; o Nordeste, com o vermelho, que remete à energia vibrante da cultura local; o Centro-Oeste estará simbolizado pelo amarelo, evocando as paisagens do cerrado e do Pantanal; o Sul será identificado pelo azul claro, refletindo suas belezas naturais e tradições; e o Sudeste terá o azul escuro como cor oficial, destacando sua diversidade econômica e cultural.
CIDADE SEDE – Em homenagem à cidade de São Paulo, sede da edição 2025 do Salão do Turismo, o Ministério do Turismo batizou os pavilhões do evento com nomes de pontos turísticos paulistanos. A jornada do público começa pelos portais “Ponte Estaiada” e “MASP”, passa pelo “Parque Ibirapuera” — espaço institucional do MTur —, segue pela vibrante “Vila Madalena”, onde agências e operadoras oferecem pacotes de viagem, e chega ao “Mercadão de Pinheiros”, com sabores e produtos regionais de todo o Brasil. Já o “Núcleo do Conhecimento”, inspirado no interior paulista, será palco de oficinas, painéis e debates voltados ao fortalecimento do setor.
Fonte : Fábio Marques | Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


